Como está sua postura no home office?

Se você está lendo isso no seu computador, então comece a pensar na sua postura.

Estamos todos gastando cada vez mais tempo no trabalho, sentados em frente de nossas mesas, usando nossos computadores por diversas horas ao dia. Se você se encaixa nesse perfil, é extremamente importante configurar seu local de trabalho da forma correta para evitar dores nas costas ou lesões, permanecendo pronto para trabalhar o máximo possível sem se machucar.

Configurações ruins do home office podem contribuir para ferimentos graves, acidentes e uma lista grande de doenças causadas pela má postura. Cuidar da altura correta da cadeira e usar o equipamento certo de apoio, pode garantir que você permaneça confortável e pronto para produzir ainda mais.

Talvez você não perceba, mas o uso incorreto de um notebook por exemplo, afeta diretamente na sua produtividade, prejudicando sua postura, provocando dores no pescoço e nas costas, podendo até causar interrupções desnecessárias. Ao garantir que o seu ambiente esteja configurado corretamente, você terá mais chances de manter o foco e a motivação para trabalhar, se tornando ainda mais produtivo.

Felizmente, com algumas pequenas estratégias e exercícios podemos diminuir esses riscos. Sentar-se na posição vertical, mantendo orelhas na direção dos ombros, ombros sobre quadril olhando para a frente, lhe permite respirar mais facilmente. Caso você possua um notebook poderá colocá-lo num suporte para permitir um aumento da altura de sua tela, tentando mantê-la ao nível de seus olhos. Usar um mouse e teclado externos, como os de um computador desktop no notebook ajuda a melhorar a posição dos seus cotovelos, mantendo-os próximos do seu corpo, na mesma altura do teclado e do mouse como na figura abaixo:

Postura correta no home office
Posição correta ao usar o computador

Ajuste o ângulo e a altura da tela do notebook para evitar esticamento do seu pescoço. Normalmente, a tensão no pescoço, ombro e parte superior das costas ocorre porque a tela está muito baixa. O uso de um suporte para tela pode ajudar a obter um ângulo ou altura melhor.

Ajuste a iluminação e a direção da tela para que o brilho de outras fontes de luz seja minimizado, isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular.

Encontre uma cadeira confortável que permita posicionar o computador e o teclado na posição mais neutra do braço. Seus braços devem estar próximos ao corpo e cotovelos em um ângulo de 90 °.

Faça pausas frequentes ao usar seu computador. Sentar ou ficar em pé na mesma posição por longos períodos de tempo, principalmente quando em posições erradas, pode ser prejudicial. Tente fazer pelo menos um intervalo a cada hora e se possível faça alguns alongamentos leves.

A má postura no trabalho tem muitos efeitos sobre a saúde, incluindo dores nas costas e aumento do estresse, que resultam em perda de tempo, baixos níveis de produtividade, baixos níveis de motivação e maiores gastos com a saúde.

Em todas as empresas, independentemente do tamanho e local, os funcionários devem ser o ativo mais importante. Resolvendo problemas que envolvem a má postura, certamente a produtividade será melhorada, e com isso até obter uma vantagem sobre os concorrentes que não decidem fazer o mesmo. Portanto, faz muito sentido garantir que todos possam trabalhar produtivamente, sem lesões e altamente motivados.

Referência: The Surprisingly Easy Move That Can Make You Happier and Boost Your Energy Instantly

Sandro Cordeiro
Últimos posts por Sandro Cordeiro (exibir todos)