Treinamento em circuito, alternativa para se exercitar em casa

Desde o início da pandemia da Covid-19, recebemos algumas recomendações como: “fique em casa” e “não deixe de praticar atividades físicas”. Mas como resolver essa questão? Pensando nisso, a minha proposta é: que tal uma série de exercícios motivadores e desafiadores em casa? Você pode fazer acompanhado ou sozinho mesmo!

Estou falando do treinamento em circuito ou circuit-training, criado na Inglaterra em 1953 devido às dificuldades de realização dos treinos ao ar livre, em meio ao rigoroso inverno inglês, e que é utilizado até hoje em diversas modalidades esportivas e com praticantes de diferentes níveis de condicionamento físico. Trata-se de um método composto por uma série de exercícios (estações), organizados em sequência e executado de acordo com o tempo pré-estabelecido ou números de repetições. A realização e a duração dos intervalos entre as estações vão depender do preparo físico dos participantes.

O método é interessante, pois possibilita o trei…

Saiba mais
  • 12

Exercício físico no momento da COVID-19

Com a chegada da COVID-19 e, consequentemente, das medidas de distanciamento social, muitos praticantes de diversas modalidades esportivas se viram impossibilitados de seguir seus treinos regulares. As limitadas informações de fontes seguras sobre o desenvolvimento de treinamento físico e os seus efeitos no momento de pandemia foram as principais razões para esse impasse. Mas a boa notícia é que as atividades físicas não devem ser eliminadas da rotina da população, como afirmam alguns pesquisadores como Peijie Chen e colaboradores, da Shanghai University of Sport, da China. No entanto, precisamos nos atentar para a quantidade e a intensidade dos treinos!

O exercício excessivo pode gerar, por exemplo, um aumento da incidência de infecção do trato respiratório - gripe, faringite, sinusite e outras -, como publicado na Sports Medicine, em abril de 2003. Isso pode estar relacionado a uma diminuição da imunidade, o que, de fato, devemos evitar neste momento da pandemia…

Saiba mais
  • 16