Como aprender mais sobre tecnologia

Todos nós sabemos que a tecnologia é uma área em constante evolução e que as pessoas têm maneiras diferentes de usá-la. Seja qual for o motivo, precisamos nos manter sempre atualizados com as principais tendências de eficiência e conveniência. Pensando nisso, deixo abaixo algumas dicas preciosas para ajudá-lo a melhorar sua práticas em tecnologia, tanto no lado pessoal, quanto profissionalmente.

Encontrar sua motivação e avaliar seu nível de conhecimento atual

Usamos tecnologia por diversos motivos. Cada pessoa tem uma motivação diferente que a leva ser mais experiente ou não. Talvez você queira expandir seus negócios, aumentar seus conhecimentos para se adequar ao seu trabalho, ou apenas para tornar sua vida mais fácil e divertida. Todos esses são motivos que podem despertar em você o desejo de saber mais. Talvez, sua vida atual e suas habilidades estejam funcionando bem, mas você pretende ter ganhos maiores, crescer profissionalmente ou ser mais eficiente em geral. Por outro lado, sua vida pode estar completamente desmoronando devido à falta de consciência tecnológica. Como você conhece sua área e o que sabe atualmente, é mais fácil saber por onde começar nesse aprendizado. Você pode combinar experiências que estão ou não relacionadas à sua vida, mas que podem ser úteis no futuro.

Dedique seu tempo para pesquisar

Você é uma pessoa pronta para aprender, dedicar algum tempo à sua pesquisa o ajudará muito a entender mais sobre tecnologia. Escolher um caminho por onde você vai se dedicar é muito importante. Posicione-se de forma a ter acesso às últimas notícias locais e internacionais sobre tecnologia. A mídia é perfeita para isso, siga os blogs e influenciadores de tecnologia atuais nas redes sociais e tenha a certeza de acessar todas as informações de tecnologia de que precisa com facilidade. Depois de acessar essas informações, filtre-as de acordo com seus interesses atuais enquanto procura mais fatos e informações de apoio que o tornarão mais conhecedor de seus objetivos. Para que sua pesquisa seja bem-sucedida, você precisará de algum sacrifício. Você pode ter que desperdiçar uma atividade de baixa prioridade para criar tempo para a pesquisa.

Junte-se a uma comunidade de tecnologia e participe de encontros

As comunidades podem ser online ou offline. Em cidades como a de Maricá ou onde você mora podem ter algum grupo associado a tecnologia. Mas se não tiver, você sempre poderá participar de uma comunidade online. Existem milhares de comunidades online para qualquer assunto tecnológico no qual você possa estar interessado. Nessas comunidades, você encontra pessoas com ideias semelhantes com as quais compartilha interesses comuns. Essas pessoas podem estar em diferentes níveis de sua vida tecnológica. Alguns podem ser novatos, enquanto outros, especialistas. Você pode ajudar a orientar novatos até o seu nível de conhecimento, praticando o que aprendeu. Por outro lado, os especialistas podem orientá-lo em seu aprendizado. Nesses espaços, você pode se aprofundar nas discussões sobre tecnologia acompanhando as últimas notícias e tendências. Com os especialistas, você pode fazer perguntas específicas e também obter dicas e truques exclusivos que podem tornar mais fácil e interessante o uso dessas tecnologias. O ensino e a aprendizagem disponíveis em uma comunidade são benéficos para todos.

Ajude os outros enquanto pratica

Depois de concluir parte do processo de aprendizado e conhecer pessoas com ideias semelhantes, você terá algumas habilidades práticas em seu currículo. A melhor maneira de ver se há algum progresso é usar o conhecimento que você adquiriu em algo prático. Você pode praticar suas habilidades realizando as tarefas que pretendia fazer antes de concluir o processo de aprendizagem. Você também pode praticar na internet, onde há muitos lugares para praticar suas novas habilidades técnicas. Você também pode oferecer ajuda aos seus companheiros da comunidade ou com seus amigos e familiares. O feedback que você receber dessas pessoas o ajudará saber se foi bem-sucedido ou não. Lembre-se de que as informações não significam nada se você não puder usá-las na prática.

Continue aprendendo

Sabemos que a tecnologia muda com o tempo e que precisamos ficar atentos a essas mudanças. O mais importante é entender que ao utilizarmos novas ferramentas em nossas atividades diárias conseguiremos compreendê-las cada vez melhor, como elas funcionam, como podem simplificar nosso trabalho, e por fim, encontrar motivação para continuar sempre aprendendo.

Sandro Cordeiro
Últimos posts por Sandro Cordeiro (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *